O Psilocybe cubensis, também conhecido como cogumelo mágico, é uma substância psicodélica que tem sido objeto de debates em vários países sobre sua legalização ou criminalização.

Atualmente, no Brasil, o Psilocybe cubensis é considerado uma substância proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que incluiu a psilocibina (substância ativa do cogumelo) na Lista F2 da Portaria SVS/MS nº 344/98, que trata do controle de substâncias sujeitas a controle especial. Isso significa que o uso, posse, produção e comércio de cogumelos mágicos é considerado ilegal no país.

No entanto, há um movimento crescente no Brasil e em outros países pela legalização dos cogumelos mágicos, principalmente para uso terapêutico. A possibilidade de uso terapêutico dos cogumelos mágicos tem sido estudada por pesquisadores e apresenta resultados promissores no tratamento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e dependência química.

Em outros países, a legalização dos cogumelos mágicos tem sido mais ampla. No Canadá, por exemplo, os cogumelos mágicos foram legalizados para uso terapêutico em 2020, e em alguns estados dos Estados Unidos, como Oregon e Califórnia, também foram legalizados para uso terapêutico. Alguns países da Europa, como Holanda e Portugal, também possuem leis mais permissivas em relação aos cogumelos mágicos.

Mesmo nos países onde os cogumelos mágicos são legalizados, seu uso é geralmente regulamentado e restrito a certos contextos, como terapia assistida por psicodélicos ou rituais religiosos. Além disso, a qualidade e segurança dos cogumelos mágicos vendidos legalmente é frequentemente monitorada e regulada pelas autoridades competentes.

Portanto, é importante destacar que, no Brasil, o uso do Psilocybe cubensis ainda é considerado ilegal e pode levar a sanções criminais. No entanto, há um crescente movimento de defensores da legalização dos cogumelos mágicos para uso terapêutico e espiritual, e a discussão sobre sua legalização continua em aberto.

No Instituto Makia não utilizamos quaisquer substâncias que alterem a consciência em nossos retiros,  cursos ou vivências. No entanto estamos sempre estudando e pesquisando novas Medicinas da Terra que possam auxiliar e acelerar o processo de cura e evolução do ser humano.

Fonte: Instituto Makia® www.makia.com.br
Este texto pode ser copiado e reproduzido desde que o conteúdo não seja modificado de modo algum, e a fonte seja citada.

Makia, desde 2015 ajudando a despertar a essência do amor incondicional no ser humano
Confira nossos próximos Cursos e Retiros em nossa agenda eventos.makia.in e acompanhe nosso Instagram para ficar por dentro de nossas novidades instagram.com/makia.instituto