Meditação é um estado de equilíbrio entre o estado de alerta e o relaxamento. Meditação não é uma atividade, não é um estado vago ou impreciso. É um estado de percepção clara. É um estado que possibilita a percepção sem esforço, a percepção livre de condicionamentos. Meditação é um estado continuo de percepção.

A meditação é um processo que possibilita acalmar e tranquilizar a mente e nos torna mais perceptivos. Alguns a buscam apenas para relaxar e se acalmar, outros buscam para dedicar suas vidas ao desenvolvimento espiritual.

No ocidente, o significado de meditação vai desde reflexão até oração. Em Sânscrito, a palavra dhyana é usada para definir essa prática. Mas, em realidade, a palavra dhyana refere-se a estados de absorção meditativa. A palavra MEDITAÇÃO vem do latim meditare e significa voltar-se para o centro.

Nenhuma mudança real e profunda é possível sem qe se mantenha uma constante disciplina de práticas espirituais e a meditação é a principal prática da vida espiritual.

É impossível chegar à meditação sem a capacidade de concentração. Os passos para a meditação são: concentração, meditação, shamadi. Assim, a concentração é a base da meditação. A devoção também é um fator importante na meditação.

Texto retirado do livro “Meditação e gnose” de Fabio Ferreira

Meditar promove a cura física:

Meditação pode ajudar a curar doenças, aponta estudo Relatório aponta que a meditação inibe a manifestação de genes ligados a processos inflamatórios Pesquisa reforça a tese de que o comportamento do paciente pode alterar a manifestação dos genes e, assim, evitar processos inflamatórios. Esse é o ramo da ciência conhecido como epigenia.

Um estudo feito por pesquisadores na Espanha, França e Estados Unidos mostrou que a meditação pode reduzir a manifestação de genes envolvidos em processos inflamatórios, como o RIPK2 e COX2. O resultado da pesquisa, publicado no jornal especializado Psychoneuroendocrinology, aponta a supressão de genes responsáveis por esses fenômenos no grupo que praticava meditação profunda.

Uma sugestão de Como meditar:

1.Reserve um tempo e um lugar calmo. Certifique-se que não será incomodado ou interrompido.
2.Sente-se com a coluna ereta para a melhor circulação de energia, e também para não dormir. Este é um exercício que traz sua consciência para o agora.
3.Feche os olhos respire profundamente 3 vezes. Relaxe seu corpo e acomode-o confortavelmente sentado. Mantenha a atenção na sua respiração, no ar novo que entra e no ar velho que sai . Continue com atenção na sua respiração….inspire e expire. Observe as sensações trazidas e mantenha todo o tempo sua mente ocupada com esta tarefa.
4. Nas primeiras experiências você deve encontrar dificuldade em domar o mental, que não costuma parar de interferir logo de inicio. Toda vez que sua mente se ater a pensamentos, traga-a de volta a sua respiração.
5. Tenha uma rotina diária para meditação. De preferência, faça isso sempre quando acordar e quando for dormir e finalize com uma afirmação para começar o dia: “Eu acredito que o decorrer de meu dia será suave e repleto de boas concretizações”. Para a noite você poderá usar: ” Eu agradeço tudo que aprendi hoje e me entrego a um sono profundo, restaurador que irá me preparar para as atividades do dia seguinte.”

Fonte: Ter Saúde Perfeita