“A verdade é que a maioria das pessoas que dizem que querem acordar … não querem acordar”. Querem a sua versão do Despertar. O que elas realmente querem é estar muito felizes no seu estado de sonho. E está bem, se isso for o mais longe que elas evoluíram.
Mas o verdadeiro e sincero impulso para a iluminação é algo que vai muito além do desejo de tornar o nosso estado de sonho melhor. É um impulso que está disposto a submeter-se a tudo o que for necessário para acordar.
O impulso autêntico para a iluminação é a oração interna que pede o que quer que seja que nos traga a um Despertar completo, não importa se torna-se maravilhoso ou terrível.
É um impulso que não põe em causa o que temos de passar.
Este impulso autêntico pode ser um pouco assustador, porque quando o sentimos, sabemos que é real. Quando você Deixa Ir todas as condições – quando você Deixa Ir como você quer que seja o seu próprio Despertar e o que você quer que a viagem seja – você Deixa Ir a sua ilusão de controlar.
A iluminação é um processo destrutivo. Nada tem a ver com tornar-se melhor ou ser mais feliz. A iluminação é o desmoronamento da mentira. É ver através da fachada da pretensão. É a erradicação completa de tudo o que imaginamos ser verdade.
Em minha experiência, todos afirmam que querem descobrir a Verdade, até perceberem que a Verdade os roubará de suas ideias, crenças, esperanças e sonhos mais profundos.
A liberdade da iluminação significa muito mais do que a experiência do amor e da paz. Significa descobrir uma Verdade que tornará sua visão do eu e da vida de cabeça para baixo. Para quem está realmente pronto, isso será inimaginável e libertador.
Mas, para aquele que ainda está apegado de qualquer modo, isso será extremamente desafiador.
Como saber se está pronto?
Um que está pronto é quando está disposto a ser absolutamente consumido, quando está disposto a ser combustível para um incêndio sem fim “.
– Adyashanti
Tradução Vilma Capuano