A terapia do tambor é uma abordagem antiga que usa o ritmo para promover a cura e a auto-expressão. As técnicas de ritmo terapêutico têm sido usadas há milhares de anos para criar e manter a saúde física, mental e espiritual. Pesquisas recentes indicam que o toque de tambores acelera a cura física, estimula o sistema imunológico, produz sensações de bem-estar e ajuda a liberar traumas emocionais. O toque de tambores também induz relaxamento profundo, reduz a pressão arterial e reduz o estresse.
Aqui estão as pesquisas publicadas sobre percussão!
O toque de bateria reduz o estresse, a tensão e a ansiedade. Amostras de sangue de participantes de uma sessão de bateria de uma hora revelaram uma reversão da resposta ao estresse hormonal e um aumento na atividade das células natural killer. (Bittman, Berk, Felten, Westengard, Simonton, Pappas, Ninehouser, 2001, Alternative Therapies, vol. 7, no. 1).
O toque de tambor proporciona um controle natural da dor. A bateria promoveu a produção de endorfinas e opiáceos endógenos, os próprios analgésicos semelhantes à morfina do corpo, permitindo o alívio da dor e do luto. (Winkelman, Michael, Shamanism: the Neural Ecology of Consciousness and Healing).
O toque de tambor combate a depressão. A Escola de Medicina da Universidade de Stanford conduziu um estudo com 30 pessoas deprimidas com mais de 80 anos de idade e descobriu que os participantes de um grupo de musicoterapia semanal eram menos ansiosos, menos angustiados e tinham maior auto-estima (Friedman, Healing Power of the Drum, 1994) .
Fonte: We Spark Cancer Support Center