Não faz muito tempo, eu assisti a um vídeo na mídia social mostrando uma sala cheia de mulheres em uma aula de bateria guiada tocando bateria e movendo-se com suas batidas. Meu primeiro pensamento foi “Que divertido! Eu quero fazer isso!” Quer dizer, quem não quer se sentir uma estrela do rock?
Aulas de bateria cardio, como Drums Alive e Pound, já existem há alguns anos. Porém, os benefícios que você recebe ao fazer esse tipo de aula são muito maiores do que os de uma aula de aeróbica normal. Por um lado, todos estão sorrindo e se divertindo! Não me surpreende que essa tendência tenha surgido agora e seja especialmente popular entre as mulheres porque a bateria nos coloca em sincronia com a Mãe Terra. Na verdade, em culturas antigas, os tambores sagrados eram executados por mulheres.
Os tambores têm sido usados em todas as culturas para muitos propósitos, desde rituais religiosos e outras cerimônias a eventos esportivos e como uma forma de comunicação ou sinalização. Os xamãs usavam a bateria como um meio de atingir um estado alterado ou de transe para que pudessem se conectar com a dimensão espiritual. A bateria também tem sido usada terapeuticamente desde os tempos antigos.
Seu cérebro na bateria
Tocar bateria é um ótimo treino para o seu cérebro e pode realmente torná-lo mais inteligente, porque quando você toca bateria, você acessa todo o seu cérebro. A pesquisa mostra que a transmissão física da energia rítmica para o cérebro realmente sincroniza os hemisférios esquerdo e direito. Então, quando o hemisfério esquerdo lógico e o hemisfério direito intuitivo de seu cérebro começam a pulsar juntos, seu sistema de orientação interna – ou intuição – se torna mais forte.
E ouvir sons de bateria regularmente pode ter o mesmo efeito que tocar bateria em si.
O som do tambor gera novas conexões neuronais em todas as partes do cérebro. Quanto mais conexões podem ser feitas dentro do cérebro, mais integradas nossas experiências se tornam. Isso leva a um senso mais profundo de autoconsciência.
Tambores parecem sincronizar as áreas inferiores do cérebro (não-verbal) com o córtex frontal (linguagem e raciocínio). Essa integração produz sentimentos de percepção e certeza.
Por essas razões, a bateria terapêutica pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a retreinar os cérebros de pessoas que têm algum nível de dano ou deficiência, como no Transtorno de Déficit de Atenção (DDA), após um acidente vascular cerebral ou quando há doença neurológica como Parkinson.
Finalmente, a bateria pode induzir um “barato” natural, aumentando as ondas cerebrais Alfa. Quando o cérebro muda de ondas Beta (concentração) para ondas Alfa, você se sente calmo e relaxado.
Assim, as ondas alfa também podem produzir sensações de bem-estar e até euforia, o que pode ajudar pessoas que sofrem de doenças mentais, como depressão e ansiedade .
Esta mesma atividade alfa está associada à meditação e outros modos integrativos de consciência.
10 razões de saúde para começar a tocar bateria
Tocar bateria pode ter efeitos positivos na saúde e pode ajudar em muitas condições, desde estresse , fadiga e ansiedade , até hipertensão , asma, dor crônica , artrite , doença mental, vício e até câncer.
Veja por que tocar bateria é bom para você:
Faz-te feliz. Participe de um círculo de bateria ou faça um curso de bateria cardio e você verá como isso o deixa feliz. O tambor libera endorfinas, encefalinas e ondas Alfa no cérebro, que estão associadas a sensações gerais de bem-estar e euforia.
Induz relaxamento profundo. Em um estudo , amostras de sangue de participantes que participaram de uma sessão de bateria de uma hora revelaram uma reversão nos hormônios do estresse.
Ajuda a controlar a dor crônica. O toque de bateria pode certamente servir como uma distração da dor. E promove a produção de endorfinas e opiáceos endógenos, que são os analgésicos semelhantes à morfina do próprio corpo.
Aumenta o seu sistema imunológico. Estudos mostram que círculos de bateria estimulam o sistema imunológico. Barry Bittman, MD, neurologista e presidente do Yamaha Music & Wellness Institute , mostrou que a batida em grupo aumenta as células T naturais, que ajudam o corpo a combater o câncer e também outros vírus, incluindo a AIDS.
Cria uma sensação de conexão. Círculos de percussão e aulas de percussão em grupo oferecem uma oportunidade de “sincronicidade”, pois você se conecta com seu próprio espírito em um nível mais profundo, ao mesmo tempo que se conecta com outras pessoas que pensam da mesma forma.
Alinha seu corpo e mente com o mundo natural . A origem grega da palavra “ritmo” é “fluir”. A bateria permite que você acompanhe os ritmos da vida simplesmente sentindo a batida.
Fornece uma maneira de acessar um poder superior. Os xamãs costumam usar tambores como um meio de integrar mente, corpo e espírito. Eles se concentram em todo o corpo e, em seguida, integram a cura no nível físico e espiritual por meio do tamborilar, que conecta as forças espirituais.
Libera sentimentos negativos. O ato de tocar bateria pode servir como uma forma de auto-expressão. Você pode literalmente expressar seus sentimentos. Quando seguradas, as emoções negativas podem formar bloqueios de energia. A estimulação física de bater na bateria pode ajudar a remover esses bloqueios. Tambores já foram usados terapeuticamente para ajudar os viciados a lidar com suas emoções.
Coloca você no momento presente. Enquanto toca o tambor, você está movendo sua consciência em direção ao fluxo da vida. Quando você está fluindo com o ritmo da vida, não pode ficar preso ao passado ou se preocupar com o futuro.
Permite a transformação pessoal. A bateria estimula a expressão criativa. Quando você toca bateria em um grupo, você não apenas consegue se expressar, mas também recebe feedback dos outros bateristas. É o equivalente à psicoterapia! Os círculos de bateria fornecem um meio de explorar seu eu interior e expandir sua consciência enquanto faz parte de uma comunidade.
Fonte: Christiane Northrup, MD