O filósofo e estudioso HubertoRohden, em seu livro Educação do homem integral, diferencia os termos “crear” e “criar”. Para ele, “crear” remete à manifestação da Essência em forma de existência. Já “criar” é a transição de uma existência para outra. Creação remete ao poder de Deus. Criação ao ato de cuidar, criar uma criança e acompanhar sua transição. O ser humano traz em si a Essência da Creação. No Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha, tal distinção pode ser confirmada, pois, tendo origem no latim creāre, pode-se constatar a presença das duas formas (“crear” e “criar”)no português arcaico. Depois, a forma “crear”caiu em desuso até tornar-se obsoleta no português atual.O Instituto, em sua concepção, optou pelo uso do termo “crear” e outros derivados dele para serem utilizados em textos e estudos a serem divulgados. Com a diferenciação de sentido apresentada, o objetivo éresgatar, pela essência dessas palavras, ou seja, sua origem, o que seria a essência verdadeira de cada ser humano que reside no seu potencial cocreador.
Rohden também esclarece que educação e instrução são diferentes. Educação é a autorrealização do ser pela Consciência, é a conexão com a Fonte, sua verdadeira essência. A finalidade da educação é despertar e desenvolver no ser humano os valores da natureza humana, pois a natureza humana é o próprio embrião da vida, semente que fecunda a realidade. A instrução é do ego, é o conhecimento produzido sem vínculo com a essência do ser. As nossas escolas e institutos ainda atuam no nível da instrução. É preciso integrar 100% da instrução com 100% da consciência cósmica que atua em cada ser. Um ser humano instruído descobre fatos da natureza. Um ser humano educado/autoeducado realiza valores dentro de si mesmo. Os valores são a própria essência do Universo. A instrução está em uma dimensão, e a educação do ser em outra. A missão do Instituto Makia é realizar a integração de ambas por meio da cocreação.